KOMBUCHA ORGÂNICO

 
 

As informações abaixo foram extraídas da publicação do Kombucha Journal, de revistas conceituadas e do livro de Gunther Frank, que desenvolveu um estudo extenso e minuncioso sobre o kombucha, suas qualidades e aplicações. Acreditamos que o que “pinçamos” deste seja suficientemente claro para apresentar a você este produto que além de ser refrescante e saboroso, possui qualidades inestimáveis para a sua saúde.

 

Kombucha é uma bebida popular, promotora de saúde, com propriedades medicinais, feita a partir do chá fermentado. O Kombucha é uma cultura simbiótica de fermentos e outros microorganismos que colocada no chá preto ou chá verde adoçado vai transformando-o em um mar de componentes saudáveis e nutrientes naturais. A cultura do Kombucha alimenta-se do açúcar da infusão e, em troca produz outras substâncias valiosas na bebida: enzimas, ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico L(+), ácido de Usnic,  vários aminoácidos, vários ácidos hodróxidos, vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina niacinamida), B6 (puroxidina) e B12 (cobalamina cyanocobalamina), assim como ácido fólico e L-ácido láctico, ácido acético, aminoácidos, substâncias antibióticas e outras substâncias com ação antibiótica, não fáceis de definir. O Kombucha é, portanto, um verdadeiro laboratório bioquímico.

 

 

Nota nossa: Observamos que ao final, não restará açúcar, pois todo ele terá sido consumido no processo da fermentação.

 

 

 Veja este artigo publicado na revista americana "The American raum & zeit" (Mount Vernon/USA) Volume 2, Número 5, 1991, paginas 51-56, parcialmente traduzido abaixo.

 

Nos dias de hoje experimentamos o retorno a medidas de tratamento que são próximas da natureza; também remédios e alimentos de origem natural - longe de produtos industriais empacotados. Esta pode ser uma das razões do grande atrativo e fascínio da saudável bebida chamada Kombucha. Colônias de fermentos e bactérias estiveram sendo usadas por povos, e aplicadas em seu bem-estar, desde tempos antigos em todo o mundo para a criação de bebidas e alimentos fermentados promotores da saúde.

 

 

Kombucha - Remédio para Tudo?

Há um enorme tesouro de experiência em relação ao cogumelo do Kombucha. Além de seu uso como bebida refrescante, pode-se ler em quase todos os relatos seu uso também como remédio. Nos relatos dos tempos mais antigos aos modernos, um grande número de doenças são citadas, para as quais o chá de Kombucha é usado e aprovado. O elenco alcança desde a indisposição mais inofensiva até as doenças mais sérias.

 

A revista semanal alemã FOCUS publicou um artigo sobre Kombucha e Günther W. Frank. (FOCUS No. 34, 21 de Agosto de 1995, página 128). As fotos a seguir são deste artigo. O título diz que estas pessoas são fãs do Kombucha. 

 

 

Description: Famous Kombucha Fans - from the German magazine FOCUS

 

Numerosos médicos e cientistas se ocuparam com os efeitos da bebida do Kombucha como remédio caseiro. Muitos trabalhos científicos, concernentes ao Kombucha, estão disponíveis. Eles falam de sua eficácia terapêutica baseada no ácido glucônico, ácido glucurônico, ácido láctico, ácido acético, assim como a vitamina C e o complexo B. Como foi provado, especialmente por pesquisadores russos, muitos de seus componentes possuem características antibióticas e de desintoxicação, e elas desempenham um papel decisivo nos processos bioquímicos do corpo.

 

Em contraste com muitos fármacos com efeitos colaterais desagradáveis, as substâncias ativas do Kombucha se destinam a todo o sistema corporal; através de suas amistosas propriedades metabólicas, elas podem restabelecer uma condição normal nas membranas celulares sem efeitos colaterais e deste modo promover o bem estar da gente. Vamos usar estes poderes naturais para manter nossa vitalidade, atividade, assim como nossas capacidades mentais e físicas!

 

Uma Vasta Literatura Mundial

Já Bacinskaja (1914) notou que a bebida é eficaz para a ATIVIDADE ESTOMACAL e INTESTINAL. A autora recomendava que se tomasse um pequeno copo antes de cada refeição e que se aumentasse as quantidades gradualmente.

 

O Professor S. Bazarewski apresentou um relatório na "Correspondência para a Associação de Pesquisadores da Natureza em Riga, 1915, que entre a população Lituana das Províncias Russas do Báltico de Livland e Kurland, eles possuíam um remédio popular de nome "Brinum-Ssene". Que traduzido literalmente significa "Cogumelo milagroso". A população Lituana atribuía a este cogumelo "um milagroso poder de cura para muitas doenças", de acordo com Bazarewski. Algumas pessoas inquiridas por Bazarewski insistiam que ele ajuda nas DORES DE CABEÇA, mas outros lhe asseguravam que "este cogumelo é útil para todas as doenças".

 

Bom para Constipação

Prof. B. Lindner(1917-1918) relatou que o remédio é principalmente usado como regulador das atividades intestinais. Também hemorróidas eram curadas.

O Conselheiro Privado Prof. Dr. Rudolf Kobert (1917-18) lembra que um "remédio infalível contra artrite reumática" era feito com este cogumelo.

Também o Prof. Dr. Wilhelm Henneberg (1926) relata que uma bebida feita com o cogumelo do chá era preparado, chamado "Teakwass" na Rússia, sendo usado em todas aquelas áreas como um "remédio contra todos os tipos de doenças, especialmente contra constipação."

De acordo com o Dr. Madaus em "As Artes Biológicas de Cura" (1927), o cogumelo, e seus produtos metabólicos, tem excelente influência na regeneração das paredes celulares e é, por isto, um excelente remédio para a aterosclorose.

 

Melhoria da Condição Geral

H. Waldeck (1927) fala de um químico que ele encontrou na Rússia e Polónia durante a primeira guerra mundial em 1915, com o qual estava alojado, e que preparou para ele uma "Bebida Milagrosa" contra sua severa constipação. O químico confiou a Waldeck que ele sempre guardasse este "Secreto Remédio caseiro Russo" à mão, por ser "dito que ele é bom para todos os tipos de doença" e "por causa de seu ácido formado naturalmente, ele combate com sucesso problemas de idade, contribuindo assim para o prolongamento da vida."

O Prof. Br. Lakowitz (1928) confirma a declaração de Waldeck de que distúrbios digestivos são rapidamente removidos pelo chá do cogumelo. Fortes dores de cabeça e distúrbios nervosos também são removidos. Lakowitz chega à conclusão: "Uma ampla disseminação do chá de cogumelo para a produção de tais Tee-Kwasses, como um remédio contra distúrbios digestivos, é desejável para todos tipos de pessoas."

No "White Flag" (1928) é relatado: "O sabor refrescante desta bebida de chá é geralmente confortador e seu efeito é ... muito bom. O sabor do chá fermentado é muito agradável, lembrando vinho leve e borbulhante. O efeito do chá geralmente aparece muito rapidamente. Principalmente ele efetua a limpeza e desintoxicação do sangue e se diz que ... realiza um serviço excelente para manchas da pele facial. Além disto, de acordo com as ordens e avaliações do médico, é muito eficaz para dores de cabeça constantes, dores nos membros, gota, reumatismo, e outros problemas da idade. O efeito geral do chá de cogumelo já se mostra em poucas semanas através de uma condição geral melhorada e na capacidade de desempenho aumentada, que pode estar conectada com o alto efeito vitamínico e hormonal do cogumelo, que também são enfatizados por médicos".

Além disto, o cogumelo estimula o metabolismo ... excelentemente e, deste modo, ajuda na limpeza do corpo, i.e. a eliminação de todos os tipos de toxinas.

 

Efeito Favorável na Aterosclerose

O Dr. Maxim Bing (1928) recomenda o cogumelo de Kombucha como um remédio "muito efetivo para a Aterosclerose, gota e deficiência intestinal." "Um efeito favorável no sentido da diminuição da pressão sanguínea, cessação da ansiedade, irritabilidade e dores em geral, dores de cabeça, tontura, etc. na Aterosclerose" ocorre pelo uso de culturas boas e novas. "Preguiça intestinal e seus efeitos acompanhantes também podem ser rapidamente removidos. Dá resultados especialmente favoráveis na calcificação dos rins e dos vasos capilares do cérebro."

O Dr. Siegwart Hermann (1929) descreve experimentos com gatos que haviam sido envenenados com Vigantol. Ele notou uma influência positiva em seu nível de colesterol quando os animais recebiam extracto de Kombucha. Isto é interessante porque nos casos de aterosclerose humana também há um nível elevado de colesterol. O resumo de Hermann baseado nestes experimentos é: "As observações de médicos junto a leitos de doentes, assim como os experimentos com animais, mostraram que os efeitos apontados pela sabedoria popular têm sido observados em geral."

 

O Ácido Glucurônico

Nota nossa: O ácido glicurônico ou glicurónico é semelhante a glicose, porém no sexto átomo de Carbono ele possui um grupo carboxila e não uma hidroxila. Ele é particularmente importante no mecanismo de desintoxicação das células

 

Na minha opinião, existem factores responsáveis pelos bons efeitos do cogumelo para a gota, reumatismo, artrite, etc. explicáveis pelas toxinas acumuladas tornadas hidrossolúveis e tornadas manejáveis pelos rins através de sua conjugação com o ácido glucurónico que existe na bebida, sendo assim eliminadas através da urina. Esta conjugação é uma forma de biotransformação; através dela, tanto as substâncias endógenas quanto as exógenas se unem com o ácido glucurónico obtendo glucuronóides, também chamados "ácido glucurónico emparelhado”.

Em 1961, o Dr. méd. Valentin Köhler estimulou uma discussão sobre o uso terapêutico do ácido glucurónico através de seu artigo entitulado, "O ácido Glucurónico dá esperança a Pacientes de Cancro" no periódico "Medical Practice". O ácido glucurónico é um dos produtos que são produzidos durante o processo de fermentação no chá de Kombucha. O Dr. Köhler relatou naquele tempo acerca de resultados encorajadores no tratamento de pacientes de cancro com ácido glucurónico. O efeito extremamente longo do ácido glucurónico é capaz de produzir um incremento nas autodefesas do corpo e, possivelmente, na produção de Interferon.

A função de desintoxicação do ácido glucurónico vai de mãos dadas com uma melhora na condição geral e no metabolismo oxidativo.

Através do ácido glucurónico os "produtos causadores de distúrbios no corpo humano são desintegrados em produtos finais, eliminados e, deste modo, tornados inofensivos. Esta função de desintoxicação do ácido glucurónico beneficia uma variedade de funções celulares. Isto resulta em capacidade endogénica aumentada em relação aos "estresses" tóxicos e ambientais que nos assediam de muitos lados, assim como um reavivamento das células danificadas, e uma restauração e incremento de nosso bem-estar. Quando muitas pessoas dizem que elas usam o Kombucha não necessariamente para curar uma doença particular, mas elas o bebem para manter seu bem-estar, temos nisto um ponto de contato em que a visão científica e a sabedoria popular podem andar de mãos dadas.

 

A Normalização de Funções Intestinais

 

O Dr. L. Mollenda (1928) relata que a bebida do Kombucha é especialmente eficaz para distúrbios dos órgãos digestivos, por praticamente normalizar suas funções. Além disto, a bebida se provou tão eficaz para a gota, reumatismo e diversos estágios da aterosclerose. Com relação a outras áreas de aplicação ele escreve: "No caso de angina, especialmente quando há recobrimento das amígdalas a bebida não deveria ser usada apenas para gargarejos mas para beber, e isto para destruição de bactérias que alcançam o estômago através da comida e da bebida. Este gargarejar traz recuperação rápida na angina, e nas dores da gota e aterosclerose. Sucessos surpreendentes são alcançados mesmo em casos sérios. ... Mesmo a bebida sendo ácida, ela não causa condição ácida no estômago; ela facilita e notoriamente promove a digestão mesmo de alimentos de difícil digestão. Sucessos igualmente favoráveis após tomar Kombucha também foram alcançados para eczema gotoso e para pedras nos rins, urina, e vesícula."

 

O Dr. E. Arauner (1929) relata a respeito de diversas avaliações e relatórios médicos e chega à seguinte conclusão: "Em resumo, pode-se dizer que o cogumelo do Kombucha ou seu extrato, provou-se excelentemente profilático contra a diabetes, mas especialmente contra problemas de idade, tais como aterosclerose, pressão alta com suas consequências tais como tonturas, gota, hemorróidas, o mínimo que se pode dizer é que é um excelente laxante." O Dr. Arauner relata que em seu país natal o cogumelo do chá esteve em uso por séculos pelos asiáticos por causa de seus surpreendentes sucessos de cura, sendo extremamente eficiente para cansaço, fadiga, nervosismo, problemas relacionados com a idade, aterosclerose, preguiça intestinal, gota, reumatismo, hemorróidas e diabete.

 

Arauner acrescenta que, não somente professores, médicos e biólogos confirmaram os surpreendentes sucessos de cura mas também aqueles que beberam o chá do cogumelo relatam sobre "efeitos inteiramente excelentes sobre as funções corporais em geral".

 

Recomendável para "Stress" Mental”

Hans Irion, que foi o Director da Academia, reconhecida pelo Estado, para Químicos em Braunschweig diz em seu "Curso para Escolas de Especialidade Farmacêutica" (1944, Vol. 2, pg. 405): "Pela ingestão da bebida descrita como Teakwass, ocorre um notório revigoramento do sistema glandular do corpo e uma promoção dos metabolismos. Teakwass é recomendado como um excelente profilático para gota , reumatismo, furunculose, aterosclerose, pressão alta, nervosismo, preguiça intestinal e problemas de idade. Também é altamente recomendado para atletas e aqueles que realizam trabalho mental extenuante. Pela promoção do metabolismo, depósitos indevidos de gordura são evitados ou removidos. Com a bebida, também alcançam o corpo microorganismos que transformam depósitos prejudiciais, tais como ácido úrico, colesterol, etc. em formas facilmente solúveis, removendo-as deste modo. Bactérias intestinais desagradáveis são suprimidas."

 

"Desintoxicante em Todos os Sentidos...."

 

A primeira descrição tendo o cogumelo do chá como tema, em forma de livro, apareceu em 1954. Este livreto de 54 páginas está escrito na língua Russa e leva o título "O Cogumelo do Chá e suas Propriedades Terapêuticas". O autor, G.F.Barbancik refere, em sua introdução, a primeira aplicação da decocção do chá de cogumelo (em 1949) como um remédio de cura na clínica terapêutica do Omsker Hospital para trabalhadores da água. Ele relata a terapia bem sucedida de amigdalite, diversas doenças internas, especialmente as de natureza inflamatória, catarro estomacal devido à produção deficiente de ácido, inflamações intestinais, disenteria, aterosclerose, pressão sanguínea, esclerose, etc.

O médico Dr. Rudolf Sklenar de Lich, Oberhessen, relatou em 1964 no periódico "Ciência da Cura Experimental" a respeito dos sucessos de seu método de diagnóstico e terapia : "Um notável remédio natural é a bebida do cogumelo chamada Kombucha", "que atua desintoxicando em todos os sentidos e que dissolve microorganismos assim como o colesterol."

Numa pequena publicação de 8 páginas, entitulada "Diagnóstico do Cancro Baseado no Sangue e Tratamento do Cancro, Condições Pré-cancerosas, e outras Doenças Metabólicas com Kombucha e Coli- preparações", O Dr. Sklenar relata que vitaminas, ácidos lácticos e ácido glucurónico são eficazes. "Eles destroem microorganismos prejudiciais (vírus, bactérias, fungos) e dissolvem detritos e depósitos tóxicos (ácido úrico, colesterol, etc.) ". Kombucha efetua "uma impressionante desintoxicação do organismo". Ao desfrutar desta bebida há, adicionalmente, um "notável revigoramento do inteiro sistema glandular e melhoramento do metabolismo."

O Dr. Sklenar relata que ele pôde tratar com sucesso com o chá do cogumelo: gota, reumatismo, aterosclerose, artrite, bactérias intestinais nocivas, obstipação, impotência, drenagem não específica, obesidade, furunculose, cálculos renais,

colesterol, cancro especialmente em seus estágios iniciais, etc.

 

Exterminador do Cancro?

A Dra. Veronika Carstens (1987), esposa do ex-presidente da Alemanha, recomenda Kombucha numa série entitulada, "Ajuda da Natureza - Meus Remédios Contra o Cancro", com as palavras: "Kombucha desintoxica o organismo e melhora o metabolismo; isto aumenta a capacidade de defesa."

O especialista de Curas Naturais A.J.Lodewijkx (Homepage: https://www.ngab.nl/) de Ermelo, Holanda, escreve a respeito do Kombucha em seu muito recomendável livro "Vida Sem Cancro" (que pode ser obtido nas línguas Holandesa e Alemã): "O cogumelo do Kombucha possui fortes propriedades anti-sépticas. O chá purifica o sistema glandular e promove a eliminação, o ácido úrico é neutralizado e eliminado através do chá de Kombucha. Por isto este chá é um excelente remédio contra a gota, reumatismo, artrite, cálculos renais, bactérias intestinais nocivas, mas especialmente cancro em seus estágios iniciais porque o cogumelo do Kombucha exerce uma poderosa influência sobre os endobiontes causadores da doença. Como vimos, são estes endobiontes que eliminam os corpúsculos vermelhos quando o PH se modifica desfavoravelmente. Em todas as doenças metabólicas e cancro, é uma bebida especial para desintoxicação do corpo. Kombucha remove os resíduos metabólicos e com isto normaliza o PH do sangue."

Gottfried Mueller, fundador das mundialmente conhecidas "Salem Children's and Youth Villages" aprecia o cogumelo do chá Kombucha deste modo: "Um presente do céu, especialmente em emergências de saúde" (em "Salem-Help" 15, N. 3, Agosto de 1987, página 2).

 

Julgando por Si Mesmo

Tanto nos relatos literários como em muitas experiências pessoais relatadas durante minha focalização do Kombucha, o grande elenco de queixas aliviadas por ele é notável. Isto é explicável na base de que Kombucha não mira algum órgão específico do corpo, mas, ao contrário, influencia o organismo inteiro de forma positiva efetivando uma estabilização da situação metabólica através de seu efeito desintoxificador do ácido glucurónico. Isto conduz, em muitas pessoas, a uma elevada capacidade endogénica de defesa contra aquelas influências tóxicas e "estresses" ambientais que nos inundam de muitos lados, resultando no revigoramento de um metabolismo celular danificado e a restauração e manutenção do bem-estar.

Algumas das propriedades promotoras da saúde atribuídas ao chá de Kombucha requerem ulterior pesquisa. No entanto, outros mecanismos atidos são inteiramente provados tanto por testes científicos assim como experimentalmente, tais como: regulação da flora intestinal, revigoramento celular, desintoxicação e eliminação de detritos, harmonização metabólica, efeito antibiótico e facilitação do equilíbrio do PH.

O Kombucha tem a fama de estabilizar as defesas do organismo, necessárias para a manutenção e reconstituição da saúde, e contribuir para o bem-estar. Quem bebe o chá regularmente, neste melhoram visivelmente os indicadores do metabolismo: os ácidos da urina e as gorduras do sangue retrocedem. Quando então o metabolismo funciona melhor, os cristais de sal são dissolvidos, dores articulares, reumatismo e artrite param. Também a digestão funciona melhor, porque os sucos hepáticos se tornam mais fluídos e o fígado pode preencher melhor sua função.

Esquecido durante longos anos, eis o que ele se tornou nos Estados Unidos.

Em 1992, Tom Valentine jornalista da revista "Search for Health Magazine" editada na Flórida publica um artigo elogiando e celebrando as propriedades singulares deste cogumelo. Este ajudaria o organismo a combater o cancro, a AIDS, seria também eficaz contra a gripe, a artrite, o Stress, a fadiga crónica, a obstipação, a diarreia, a indigestão, os problemas de próstata, a incontinência, as hemorróidas, a síndroma pré-menstrual, os sintomas da menopausa, as doenças de pele, as rugas, a acne, a Psoríase, a impotência sexual e ainda favoreceria o crescimento dos cabelos e seu enegrecimento ! Hoje este cogumelo exótico colonizou a América.

 

BIBLIOGRAFIA

Abadie, M.: 1961. Associação de Cândida mycoderma Reess Lodder e de Acetobacter xylinum Brown na fermentação acética das infusões de chá. Ann. Sc. Nat. Bot. 12, 765-780.

Chambionnat, M.: 1953. Contribuição ao estudo do cogumelo japonês. Bull. Soc. Sci. Nat. Phys. Maroc. 33, 3-8.

Dubois, J.P.: 1995. Estados Unidos, um cogumelo na cabeça. Le Nouvel observateur. 8-14 Juin 1995, 92-94

Dubois, V.: 1995. Ya bon kombucha. VSD. 934, 82-85.

Frank, G.W.: 1990. Kombucha, a bebida do cogumelo de longa vida, W. Ennsthaler ed. Steyr, Autriche.

Hauser, S.P.: 1990. A infusão de cogumelo Kombucha do Dr. Sklenar - uma terapia biológica do cancro. Schweiz Rundsch. Med. Prax. 79, 243-246.

Kraft, M.M.: 1959. O cogumelo do chá. Nova Hedwigia. 1, 297-304.

Reiss, J.: 1987. O cogumelo do chá e seus produtos metabólicos. D. Lebensmittel-Rundschau. 83, 9, 286-290.

Roques, H.: 1953. Sobre um pretenso cogumelo medicinal (el Hongo). Presse Médicale. 61, 29, 621.

Zottner, G.: 1953. Nota de bacteriologia a propósito do cogumelo japonês. Bull. Soc. Sci. Nat. Phys. Maroc. 33, 9-11.

O autor deste artigo: Dr. Philippe J. BLANCDGBA UMR-CNRS 5504, INSA   Complexe Scientifique de Rangueil, F-31077 TOULOUSE Cedex 04 tel. 33 61559413 fax. 33 61559400    CE (correio eletrônico): blanc@insa-tlse.fr

Motivados pelo que está apresentado acima e muitos outros documentos expostos hoje na rede, decidimos por produzir o Kombucha. Assim, permanecemos à disposição para atender aos que desejarem usufruir dos benefícios do mesmo.

 


Contato

www.neuropsiclinica.com

Rua Emiliano Julio de Oliveira 71, sala302
Vila Nova
Blumenau SC
89035-670


47 3336-0117 - Neuropsi Clínica
47 99177-6600 - Clínica
47 99656-9223 - Ronaldo